Home / Acontece / Notícias

Douglas e Barbara Lamp

15 JUL ÀS 16:25

Vidas que tocaram vidas.


*Edison Vicente do Nascimento


Douglas Everett Lamp, estava com passagem comprada para ele e a esposa, Barbara Lamp, para 09 de junho último, quando voltariam ao seu país de origem EUA, após 40 anos de serviços prestados à América do Sul, parte na Bolívia e parte no Brasil, como missionários dedicados à plantação de igrejas, assistência social e cuidado aos pastores e esposas em missão. Ele só não contava que um quadro grave de Covid-19 se colocaria no caminho do casal, quase na véspera da viagem, atingindo gravemente a vida de Douglas. De malas prontas, já desmontando toda a estrutura de moradia que tinha em Natal, desde dezembro de 2012, quando se estabeleceram de volta no Nordeste, trazendo no coração o desejo de apoiar pastores e esposas, em especial os missionários que atuam no sertão nordestino, foram obrigados a refazer os planos em função de um quadro leve, com sintomas que se iniciaram em 17 de maio, em especial com tosse e febre leve. Rapidamente o quadro evoluiu para justificar uma internação, que o levou a um quadro grave a gravíssimo, com internação em UTI, intubação, traqueostomia, hemodiálise e todas as complicações decorrentes do agravamento por Covid-19. Finalmente, 56 dias após a internação, 38 dos quais em UTI no Hospital São Lucas, sob os cuidados do Dr. Kleber Giovanni Luz e equipe, Douglas continuou recebendo cuidados médicos no apartamento, em processo de recuperação, naquilo que as pessoas próximas afirmam ser ele um milagre vivo, onde a ciência e a fé, atuando em conjunto, pode ver quadros aparentemente irreversíveis tendo um novo curso na história de vida de uma pessoa. Douglas foi transferido em UTI aérea para aos Estados Unidos nesta quinta-feira, dia 15 de julho, onde continuará recebendo cuidados na fase de reabilitação, em hospital especializado, em Medison, EUA, próximo da família que o aguarda em gratidão a Deus, aos médicos e amigos no Brasil que estiveram cuidando do casal em momento tão delicado de suas vidas. Sim, uma extraordinária rede de solidariedade foi se formando em torno do casal, com pessoas no Brasil e no mundo fazendo orações a Deus pela restauração de Douglas Lamp, culminando nos últimos dias com a contribuição voluntária de amigos, familiares e igrejas no levantamento de recursos da ordem de U$120 mil dólares para cobrir os custos de uma operação complexa como o deslocamento de uma UTI aérea dos Estados Unidos para o Brasil, com imediato retorno para hospital especializado.


Histórico do Casal
Douglas e Barbaram nasceram na mesma cidade, Milwaukee, Wisconsin, EUA. Se conheceram na Bolívia no ano de 1982, ambos missionários solteiros, onde Douglas chegara em 1979 e Barbara em 1980. Namoram pelos correios, ele na Bolívia e ela, de volta aos EUA, enquanto preparava sua volta para a Bolívia. Com o retorno da jovem namorada à Bolívia, em 11 de julho 1985, Douglas e Barbara ficaram noivos em 05 de agosto e casaram-se em Wisconsin-EUA, em 27 de dezembro de 1985.


Chegada ao Brasil
Chegaram ao Brasil em julho de 1994, já com três filhos. Após quatro meses de estudo da língua de Camões, na cidade de Campinas-SP, dirigiram-se de carro até Cuiabá, no Centro Oeste do Brasil, onde plantariam duas igrejas de diferentes denominações, e dariam aulas em dois seminários.

Percebendo a necessidade de cuidar de pastores, missionários e suas famílias, direcionaram a atenção para esse público específico, dentro das igrejas evangélicas brasileiras, a partir do ano 2000, o que os levaria a ingressar no quadro da One Challenge International, chamada SEPAL –
Servindo aos Pastores e Líderes, no Brasil, no ano de 2003. Retornam ao Brasil em agosto de 2004, para um novo período em terras brasileiras. São Paulo (2 anos), Recife (2 anos), São Paulo novamente (4 anos), estiveram no circuito de moradia da família, até o filho mais novo concluir o ensino médio e ingressar na universidade. Só depois, retornariam ao Nordeste, onde estava o coração do casal, em 2012, estabelecendo-se em Natal, local onde dedicaram seus últimos anos de ministério.

Em Natal-RN
Nesta cidade, escolheram a Primeira Igreja Batista de Natal, igreja com mais de 100 anos instalada no Rio Grande do Norte, como base, a partir de onde cumpririam o propósito de suas vidas nesta etapa ministerial.

Dentre as atividades ministeriais realizadas em terras potiguares, destacam-se o investimento do casal no suporte de pastores e esposas em nossa cidade, com um olhar especial voltado ao sertão nordestino, atividade de caráter filantrópico no campo social, atuação como professores no ensino bíblico, colaboradores de iniciativas de ministérios como ALEF, organização instalada em Felipe Camarão voltada à capacitação e mobilização de pastores e líderes. Douglas Lamp foi presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal – OPEN – nos 2018 a 2019, onde continua colaborando como um dos integrantes de sua diretoria. Como mentor de vários pastores e líderes de Natal, deixa o livro “O Legado do Líder – Lições da vida de Davi que contribuem para seu legado”, editado pela Sepal, como obra que certamente acompanhará muitos pastores e líderes por seu trabalho influenciados. Sua esposa, Barbara, deixa como legado, Mulheres em Ministério, um trabalho focado na atenção às pastoras e esposas de pastores ou missionários atuando em todo o Brasil e Portugal.

Para registrar sua gratidão ao casal a Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal, OPEN, entregou ao casal na saída do Hospital São Lucas, uma bandeira do Brasil, com a assinatura de vários pastores, esposas e líderes evangélicos, onde se lê:

“Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão.” (Salmos 126.5).


“A OPEN - Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal-RN, rende gratidão ao Senhor Jesus Cristo pelo ministério de Douglas Everett Lamp & Barbara Lamp entre nós, pastores e esposas, ao tempo em que tributa a Deus honra e glória pelo milagre operado na vida de Douglas, restaurando-lhe a saúde. Natal-RN, 15 de julho de 2021.”

Na tarde desta quinta-feira, amigos e irmãos na fé de Douglas e Barbaram estiveram na nas imediações do Hospital São Lucas para uma despedida à distância do casal, com corações cheio de gratidão e de saudade, mas também de atitudes de oração entregando a Deus a continuidade da recuperação do amigo, agora, em seu País de origem. Certamente vão levar no coração o amor com que Natal e o Brasil, particularmente a comunidade evangélica os acolheu.


A quem honra, honra.


*Edison Vicente do Nascimento, é pastor, psicólogo, vice-presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal e Pastor da Primeira Igreja Batista de Natal.

 

P.S. Lamentamos registrar que o Pr. Douglas não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e  foi a óbito nos Estados Unidos, no dia 28 de julho de 2021.

Ver todas as notícias.